Segundo o estudo, publicado na edição
de julho da revista Pediatrics, a dose foi
dada oralmente em média sete horas
após o nascimento. Os autores verificaram
que a taxa de mortalidade para o grupo que
recebeu a dose ficou em 38,5 a cada mil nascidos.
No outro grupo, foi de 45,1 mortes por mil.
“Há muito tempo se sabe que
a suplementação com vitamina
A pode reduzir a mortalidade em crianças
com mais de 6 meses de idade. Nosso estudo
mostrou que isso também melhora a sobrevivência
nos seis primeiros meses de vida”, disse
Rolf Klemm, principal autor do estudo.
Segundo ele, embora a vitamina A reduza a
mortalidade infantil de diversas causas, mais
vidas foram salvas provavelmente por conta
da redução da severidade, para
aqueles que receberam a dose, de infecções
potencialmente fatais, que são responsáveis
pela maior parte das mortes de crianças
pequenas na sul da Ásia.
“O estudo confirma os resultados de
dois trabalhos anteriores feitos na região,
mas precisamos urgentemente de mais pesquisas
para determinar se a suplementação
de vitamina A para recém-nascidos pode
reduzir a mortalidade em outras áreas,
especialmente na África”, disse
Keith West, outro autor do estudo.
“Estamos felizes com os resultados
do novo estudo, o qual confirma que essa intervenção
de baixo custo pode contribuir de forma significativa
para reduzir a mortalidade infantil”,
destacou Kent Hill, administrador assistente
para saúde global da Usaid, agência
do governo norte-americano para o desenvolvimento
internacional.
Com base na pesquisa, a Usaid conduz operações
em Bangladesh e no Nepal, em parceria com
órgãos locais, de modo a determinar
abordagens possíveis para a administração
de vitamina A a recém-nascidos.
“Como a mortalidade é maior
durante os primeiros meses, a dose única
de vitamina A pode salvar cerca de 300 mil
crianças por ano na Ásia. E
1 milhão de vidas podem ser salvas
no continente se dermos, para crianças
com carência de vitamina A, doses orais
duas vezes por ano até os 5 anos”,
disse Alfred Sommer, reitor emérito
da Escola Bloomberg de Saúde Pública.
Os trabalhos de Sommer e West, na década
de 1980, demonstraram a importância
da vitamina A na diminuição
do risco de morte em crianças. O artigo
Newborn vitamin A supplementation reduced
infant mortality in rural Bangladesh, de Rolf
Klemm e outros, pode ser lido por assinantes
da Science em http://pediatrics.aappublications.org.
Fonte:Envolverde