realizado com 50 pessoas cujos resultados
foram publicados no “Southern Medical
Journal”, em julho deste ano. Segundo
a notícia, os pesquisadores dividiram
os participantes em dois grupos, sendo que um
foi submetido à terapia periodontal local,
enquanto o outro não. “O perfil
lipídico de todos os participantes foi
avaliado no início e três meses
após o término do estudo”,
diz.
Com isto, os autores identificaram uma redução
drástica nos níveis de colesterol
total e LDL nos pacientes que realizaram o tratamento.
E, ainda observaram nesse grupo, uma redução
de sangramentos dentários. Assim, segundo
a notícia, os autores entendem que “a
periodontite provoca modificações
no organismo capazes de alterar os níveis
de colesterol total e LDL, por meio da ativação
dos mecanismos de resposta inflamatória
e metabólica”. De forma que, o
tratamento periodontológico demonstra
ser uma estratégia eficiente para a redução
do colesterol.